quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Bandeira do Uruguai

Nome oficial: República Oriental do Uruguai (República Oriental del Uruguay).
Capital: Montevidéu
Localização: América do Sul
Data de adoção: 12 de julho de 1830 (A bandeira foi aprovada por lei em 16 de dezembro de 1828 e tinha dezessete faixas até que uma nova lei reduziu esse número para nove).

Significado:
* As nove listras horizontais na bandeira representam os nove departamentos que originaram o Uruguai. 

* Quanto ao significado das cores, devido à inspiração francesa, elas expressam os ideais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

* O Sol de Maio é uma representação do deus do sol inca, chamado Inti. Sua denominação faz referência à Revolução de Maio, ocorrida na semana de 18 a 25 de maio de 1810, que marcou o início do processo de independência da Espanha dos países que na época formavam o Vice-Reino do Rio da Prata, que continha territórios da Argentina, Bolívia, parte do sul do Brasil, parte norte do Chile, Paraguai, partes do sul do Peru e todo o Uruguai, assim como as Ilhas Malvinas (reclamadas pela Argentina).

O Uruguai é um dos poucos países no mundo (se não o único) que possui três bandeiras como símbolo. As três bandeiras são hasteadas conjuntamente em festas nacionais, permanecendo alinhadas durante todo o dia. Nas escolas são escolhidos três alunos e se responsabiliza uma bandeira a cada um: a Nacional, a Bandeira de Artigas e a Bandeira dos Trinta e Três Orientais.








Bandeira dos Trinta e Três Orientais.











Bandeira de Artigas.








Fonte: geo5.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário